quarta-feira, 31 de agosto de 2011

por que dieta com proteína emagrece, em vez de engordar? por que dizem que mata?

 Carboidrato é uma molécula biológica feita de carbono, hidrogênio e oxigênio. Essas substâncias dão muita energia para o organismo queimar, durante o dia a dia, e assim sobreviver.O processo de queima de combustível para a sobrevivência é chamado de metabolismo .
  Se ingerido em excesso, o carboidrato é armazenado no corpo em forma de gordura, porque o cérebro entende que é isso mesmo que a gente quer fazer: estoque de  pra um dia difícil, em que se tenha de fazer muito esforço. O responsável por esse estoque é uma substância presente no carboidrato, mais precisamente nas farinhas: a insulina.
 Acredito que o cérebro dos muito obesos, aqueles mórbidos,  deve pensar que estão estocando tanta gordura porque também estão esperando uma guerra nuclear... uma corrida em volta do universo...enfim...a gordura está lá, aqui, acolá,  aguardando  uma lógica de esforço, e quanto mais houver dela, mais difícil será o cérebro deixá-la ir embora. Este é um dos motivos pelos quais as pessoas fazem dieta e emagrecem pouco.
 Então, se a gente come pouco carboidrato, vamos queimar combustível para viver. Se comermos na hora errada, e em abundância, vamos engordar,por causa do estoque.
  Porém, se a gente cortar a maior parte dos carboidratos no dia a dia, e ainda por cima malhar, o corpo vai buscar combustível para continuar funcionando, e, na falta do carboidrato de sempre, que era ingerido diariamente,  o corpo vai retirar o combustível pra queima em  algum depósito de gordura: peito, barriga, coxa, bumbum, braço, rosto, etc. É claro que o corpo não vai retirar gordura do lugar que a gente quer que ele mais retire. Ele vai retirar a gordura de forma global, então, todas as partes do corpo vão emagrecer. É por isso que é tão necessário que a gente faça musculação ou ginástica localizada em casa, a fim de auxiliar a queima de gordura e afinar aquilo que a gente realmente quer.
  Assim é o princípio da dieta de proteína: cortando o carboidrato, o corpo vai emagrecer.  Contudo, há um problema: o corpo vai procurar gordura e proteínas para usar de combustível, mas, nesse fenômeno, chamado de Cetose, vai deixar também resíduos de gordura queimada e proteínas no organismo, e não é bom deixar isso no corpo. Por essa razão, essa dieta deve ser feita no máximo por quinze dias, que é um período em que o custo e o benefício ainda estão ao nosso favor.
  Amanhã eu vou postar a dieta do abacate aqui, afinal, esta dieta é a dieta da proteína com algumas modificações, é gostosa e fácil de fazer, e não custa caro.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

desafio de musculação, treino proposto pela Boa Forma...

 Durante quatro semanas, eu farei duas dietas diferentes, para perder peso mesmo, e, junto com elas, um programa de treino em musculação proposto pela Revista Boa Forma, na edição de outubro, em 2009. Este período de ginástica eu vou fazer nas tardes, e os exercícios devem ser feitos da seguinte maneira: na primeira semana, faça, com o maior peso que conseguir suportar, 2x15 repetições. Na segunda semana, faça 3x15, na terceira semana, faça 3x12 e, na última semana, 3x10.  Amanhã eu vou postar as duas dietas. Hoje eu fico com a ginástica. Os exercícios são os seguintes:

  • leg press 45 graus ; eu só achei essa foto pra representar o exercício, mas vc acha na academia
  • cadeira extensora: ela sempre faz doer as coxas internas das pernas. Seio siliconado com músculo eu acho que fica feio. É o caso da moçoila aí de cima...

  •  mesa flexora: o segredo é grudar bem a barriga e o ventre no estofado, e não largar. Toda modelo posa com esse biquini, mas eu nunca vi essa roupa em nenhuma mulher na academia, e olhe que eu treino há um tempão.
  •  flexão plantar sentado: só consegui no google a foto deste macho pra fazer a ilustração. Esse exercício dói pra caramba, irrita a perna...queima...frita...não sei por que a panturrilha é tão interessante...pra ter uma máquina só pra ela...
  •  supino reto com barra: esse é terrível, mas se a gente pegar peso honestamente, o peito fica marcado e seco. Eu, que tenho essas gordurinhas a mais no tronco, preciso pegar essa máquina e guardar no meu quarto.
  •  lat pull down: quanto mais peso a gente pega, mais secas as costas ficam. Experimente passar a barra na nuca. O exercício fica mais forte. 
  •  rosca direta com barra: olha o cabelo dessa moça, que coisa mais vulgar. Sinto muito, mas não é nada elegante. A moça é morena, devia manter o cabelo perto desse tom. Na academia nós temos dessas vulgaridades, fruto de uma escolaridade a qual se deu pouco valor

  • tríceps na polia alta: outra vez o biquinizinho da moça. Eu acho que se elas usassem isso na minha academia, as outras mulheres iriam matá-las. Só se usa nas fotos mesmo...


  • aí, o infinito abdominal, que deve ser feito desde o pôr do sol até o dia raiar...brincadeira, faz quantos der.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

bomba pra malhar que deprime, depressão, engorda e recomeço:vale a pena

 Aconteceu nessa semana que passou. Eu estava cheia de entusiasmo, quando tomei suplemento alimentar para ganhar massa de músculo, e não sabia que era problema tomá-lo, se eu também tivesse tomado, na noite anterior, um calmante pra dormir. O resultado foi uma catástrofe. Tive amnésia na academia, e fiquei uma semana deprimida.
  Na academia, eu perguntava pras pessoas se eu trabalhava, se eu tinha namorado, e onde eu estava, e se eu conhecia as pessoas que estavam ali comigo. Ainda bem que eu fiquei quietinha. Não me lembro de nada.
  E na semana que correu, eu fiquei com depressão. Por causa dessas misturas químicas.
  Mas não foi só isso o que aconteceu. Ter acontecido uma coisa dessas já é bastante assustador. O resultado é que eu fiquei uma semana sem remédio pra dormir, com medo de acontecer de novo. Mas não foi só isso.
   O meu ex-namorado me disse que não queria namorar, e sim fazer sexo, e, sexo por sexo, quem não quer, sou eu. Então, antes de fazermos sexo pela primeira vez, a gente terminou. E eu já estou paquerando outro, mas fica aquela chateação danada de ter acabado uma relação. A Amanda falou que ele é tantã. Eu acho. Eu acho um pouco. Mas o caso é que eu fiquei deprimida. Mais ainda. E disparei comer doce e porcaria. De novo.
   Uma semana comendo livremente só porcaria. Eu gosto de comer porcaria. Isso eu já isolei em mim. Agora é só combater. Que estranho, comer porcaria! Se eu gostasse de comer grandes pratos, vá lá. Mas é doce e porcaria, e só. Isso significa que o que eu quero é me machucar por dentro, engordando por fora. E por que fazer isso? Por causa da depressão química. E  do fora que eu levei. Não é só arrumar outra paquera, é achar que vale a pena continuar. E vale? é claro que vale! Senão eu não paquero mais, não gosto mais do meu corpo, engordo até explodir e não saio mais de casa. Tudo isso, na véspera de fazer 50 anos, quando as mulheres mais estão inseguras com seu corpo e afetividade. Sem essa!Vale a pena sim!

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

dieta do abacate da revista Boa Forma: gostosinha e rápida.


   Esta dieta é possível. É claro que existem alimentos neste cardápio que vão ser pedidos poucas vezes, e em duas semanas tais produtos não vão acabar, como a ricota e a whey, mas a gente pode substituir os ingredientes das outras refeições pela ricota, e, quanto à whey, geralmente vendida em tamanho gigante e por um preço caro, ela  já existe em preço e peso módicos, é só fazer uma visita a algumas lojas de suplementos esportivos e ponderar, na hora da escolha. Eu uso whey direto, por causa dos treinos da academia. A whey atua como um reconstrutor muscular, ajudando a dar mais curvas ao corpo. Agora falemos do que já está acontecendo, pois estou há quatro dias fazendo essa dieta. Eu acho que estou emagrecendo bem com ela, e as refeições, principalmente as do café da manhã, são saborosas e criativas.

 

   Perceba que não há lanche da tarde no cardápio, mas a própria revista o recomenda fazer, então, vc está livre pra escolher o que quiser na hora dos lanches. Eu vou de barrinha de cereais, ou de iogurte desnatado com granola light, porque sobrou granola da dieta anterior.

 

IMPORTANTÍSSIMO: ANTES DE DORMIR, COMER 3 COL DE SOPA DE ABACATE PURO, SEM TEMPERO OU ADOÇANTE.

 


1º dia


Café da manhã
• 2 col. (sopa) de abacate batido com 1 col. (sopa) de aveia, 1 col. (sopa) de proteína em pó (whey protein) e 1 copo (150 ml) de leite desnatado

Lanche
• 1 fatia de melão
• 2 fatias de presunto magro
• 3 amêndoas

Almoço
• 3 col. (sopa) de arroz integral com 1 concha pequena de feijão
• 1 filé médio (90 g) de alcatra grelhado
• 1 prato (sobremesa) de alface e agrião com 2 col. (sopa) de abacate em cubos, 1 col. (chá) de azeite, vinagre e sal

Jantar
• 1 pão francês sem miolo com 3 fatias de rosbife
• 1 prato (sobremesa) de rúcula com 2 col. (chá) de azeite e sal

2º dia


Café da manhã
• 2 fatias de pão de fôrma light com 2 fatias de peito de peru e 2 col. (sopa) de abacate amassado com 1 col. (sopa) de queijo cottage

Lanche
• 1 pão sírio pequeno com 1 col. (chá) de cream cheese light e 3 fatias de peito de peru light

Almoço
• 1 filé grande (150 g) de salmão grelhado
• 1 pão sírio médio torrado
• ½ xíc. (chá) de guacamole (2 col./sopa de abacate amassado e misturado com cubos de tomate, cebola picada, sal e 1 col./sopa de azeite)
• 1 gelatina diet

Jantar
• 1 prato (fundo) de sopa feita com 1 cenoura, 1 mandioquinha, ½ batata, cebola, sal e 60 g de carne magra em cubos. Acrescente 2 col. (chá) de azeite no final do preparo

3º dia


Café da manhã
• 1/4 de papaia com 2 col. (sopa) de abacate
• 2 torradas light com 1 ovo mexido e 2 fatias de peito de peru

Lanche
• 1/4 de papaia batido com 1 copo (200 ml) de água e 1 col. (sopa) de proteína em pó (whey protein)
• 3 amêndoas

Almoço
• 1 xíc. (chá) de espaguete (integral, de preferência) com 1 pires de brócolis no vapor, 3 col. (chá) de azeite e alho a gosto
• 1 peito de frango (90 g) grelhado
• 1 rodela média de abacate com gotas de limão e adoçante

Jantar
• Canelone especial (4 fatias de peito de peru recheadas com ricota amassada e 2 col./chá de azeite) coberta com 1 col. (sopa) de molho de tomate

4º dia


Café da manhã
• Vitamina: 2 col. (sopa) de abacate batido com 1 copo (150 ml) de água, 1/4 de papaia, 1 ameixa fresca e 1/2 fatia de abacaxi

Lanche
• 1 iogurte light
• 3 amêndoas

Almoço
• 2 panquecas médias com 5 col. (sopa) de carne magra moída e 1 col. (sopa) de molho de tomate e 1 col. (sobremesa) de queijo light ralado
• 1 prato (sobremesa) de alface com 1 col. (sopa) de abacate em cubos, 1 col. (chá) de azeite, vinagre e sal

Jantar
• ½ pão de hambúrguer com 1 hambúrguer de frango grelhado, 2 col. (chá) de azeite, 1 col. (chá) de mostarda e ½ col. (sobremesa) de ketchup

5º dia


Café da manhã
• 1 iogurte desnatado com 1 col. (sopa) de abacate e adoçante
• 1 pão francês sem miolo com 2 fatias de presunto magro, 2 col. (sopa) de cottage e 1 col. (chá) de azeite

Lanche
• 1 pão de queijo médio com 2 fatias de peito de peru light e 1 col. (chá) de azeite

Almoço
• 3 col. (sopa) de arroz integral
• 1 omelete com 2 ovos inteiros e 1 fatia grossa de queijo branco e sal
• 1 prato (sobremesa) de alface e ½ tomate com 3 col. (chá) de azeite
• 1 rodela média de abacate com adoçante

Jantar
• 1 prato (sobremesa) de alface, 3 tomates-cereja, 2 col. (sopa) de atum light, 1 ovo cozido, 3 azeitonas, 2 col. (chá) de azeite e 1 fatia de pão francês

6º dia


Café da manhã
• 2 col. (sopa) de abacate com adoçante
• 2 fatias de pão integral light com 2 ovos mexidos
• 1 maçã pequena
• 1 xíc. (chá) de chá de ervas

Lanche
• 1 barra de proteína pequena ou ½ barra grande

Almoço
• 3 col. (sopa) de arroz integral
• 1 porção (150 g) de carne assada
• 1 pires de legumes (cenoura, ervilha, beterraba) no vapor com 3 col. (chá) de azeite
• 1 rodela média de abacate com gotas de limão e adoçante

Jantar
• 1 batata média assada e recheada com 3 col. (sopa) de frango desfiado e 2 col. (chá) de requeijão light

7º dia


Café da manhã
• 1 iogurte desnatado com 1 col. (sopa) de abacate e 1/4 de papaia
• 1 torrada light com 1 col. (sopa) de cottage e 1 col. (chá) de azeite

Lanche
• 1 fatia de abacaxi
• 2 fatias de presunto magro
• 1 castanha-do-pará

Almoço
• ½ pão sírio grande com 5 fatias de rosbife (ou 6 fatias de peito de peru)
• 1 prato (sobremesa) de rúcula, 2 col. (sopa) de abacate em cubos, 2 azeitonas verdes, 1 col. (chá) de azeite e sal

Jantar
• 2 fatias de pizza (massa fina) de atum light regadas com 2 col. (chá) de azeite

domingo, 21 de agosto de 2011

terapias corporais alternativas: caminhar e filosofar são atividades emagrecedoras

 Bem, estou fazendo a dieta que está no post anterior, e já emagreci a ponto de estar na casa dos 64 kg, que eram o peso que eu tinha, quando soube que estava com câncer e  tinha de fazer histerectomia. Não precisei de quimioterapia, nem de rádio, graças a Deus, e faço o tratamento regularmente no Hospital A.C. Camargo, em São Paulo. Por causa dos hormônios e da minha ansiedade, tinha engordado muito. Mas agora voltei ao peso normal. Quer dizer, estou voltando, e para melhor!
  Desde que meus oncologistas me deram autorização para malhar, recebi a seguinte recomendação do meu irmão Zé Artur, médico especialista em cardiologia infantil: faça uma hora e meia de aeróbicos por dia. Esses exercícios de aeróbica são muito bons. Vão me dar condicionamento, muita, mas muita endorfina e serotonina, de modo a me fazerem sentir-me bem disposta, e, principalmente (essa palavra, 'principalmente' eu só digo por causa da carga de serotonina que eu consegui; só digo"principalmente" porque estou drogada naturalmente com a minha endorfina ) tenho a registrar que  aeróbico emagrece pra caramba. E já emagreci 12 quilos, aproximadamente, desde que voltei a malhar.
  Ajudou bastante ter aberto um blog. A sua visita é registrada numa página a parte, e eu sei do múmero enorme de pessoas que entram aqui para lerem sobre o meu projeto de estar linda, divina e maravilhosa pro meu aniversário de 50 anos. Mas o aeróbico respondeu por eu ter emagrecido de verdade e ganhado desenhos rústicos no corpo. Estou com cintura marcada, ombros desenhados e - graças a Deus - magra.
  Mas o que é aeróbica? Aeróbica é qualquer atividade praticada com algum ritmo e por algum período de tempo.
  Andar 5 minutos e correr 30 seg apenas, por duas vezes, é um aeróbico, por exemplo. Caminhar numas ruas por meia hora é outro exemplo. Ambas atividades possuem ritmo e período. À medida que vamos aumentando a frequência das atividades, o ritmo vai sendo ajustado e o período também, e então  temos aí um trabalho que vai melhorar o sistema cardio-vascular do indivíduo, e com isso irrigar o cérebro de sangue. Não é por outra razão que alguns dos grandes filósofos gregos, como Aristóteles, filosofavam enquanto caminhavam. Eram os peripatéticos. Bem, considerando que Aristóteles escreveu "A Ética a Nicômano', e a "Poética', um livrinho de regras e razões de estética, eu acho que o sangue estimulado pela caminhada é um fruto de excelente aeróbico. Aeróbico é um bom exercício, que quer provar que não somos só uma cabecinha de vento e um corpo bonito. É necessário pensar enquanto se faz uma atividade dessas.E que resultados importantes!

sábado, 20 de agosto de 2011

Pilates é o nome de um gringo alemão batuta

 Pilates. Ontem eu comecei a fazer, porque tem aula de pilates na Runner. Fui lá. Era bem de manhãzinha. O professor entrou na sala. Todas sem tênis, cada qual com sua bola, em cima de um colchonete. Sala escurecida. Um som bem leve. A voz doce a calma do Benê, o professor. E eu tive uma das sessões corporais mais difíceis da minha história de educação física.
  O pilates alonga o corpo e usa o nosso peso para servir de carga aos exercícios propostos. Foi criado por um gringo alemão chamado Pilates, na década de 20, no século passado. Naquela época, as terapias corporais alternativas estavam muito em voga. Além do pilates, também foi criada, por exemplo, a atividade física da eutonia, da qual eu vou falar dentro em breve, porque a pratiquei e aprovei. Outra atividade sem igual para o corpo, criada no mesmo período, foi a bioenergética; sobre ela já escrevi um post neste blog.
  O pilates trabalha sobre seis princípios básicos: respiração, concentração, controle, alinhamento, centralização e integração de movimentos. Bem executada e orientada, não traz impactos nocivos para as articulações, ligamentos e musculatura.Mas aviso que a gente tem de fazer uma força descomunal pra permanecer nos exercícios. É muito solicitada a barriga, que o meu professor de pilates chama de Power House. A gente tem de prender bastante a barriga pra poder dar acabamento ao exercício proposto, e no dia seguinte, a barriguinha dói. Mas o resultado é barriga chapada e músculos definidos.
 A atividade do pilates é considerada complementar para a corrida, e o sucesso desta dobradinha é comprovado. Pelo fato de trabalhar a região do core, ou Power House, um conjunto de músculos abdominais e dorsais que controlam o centro de gravidade do corpo, tão importante na corrida, o Pilates estabiliza a coluna lombar e, consequentemente, influencia o posicionamento e movimentação dos membros inferiores e superiores.
O fortalecimento pélvico implica em um movimento mais efetivo de pernas e braços durante as passadas, aprimorando o desempenho”, afirma Letícia Toledo, coordenadora técnica da Pilates StudioFit. (retirado do blog : saúde e vida)
O fortalecimento da musculatura, juntamente com o controle respiratório profundo realizado no Pilates, também permite uma melhora na postura, o que evita desequilíbrios musculares. “A boa respiração fabrica menos ácido láctico e proporciona um duplo benefício para o corredor: a diminuição da dor muscular e o aumento do rendimento”, enfatiza a coordenadora. 
  Existem umas máquinas de pilates, eu não faço pilates com elas, mas sim com bolas. Existem essas máquinas na minha academia, mas aí então eu tenho de pagar pela aula. Lá na minha  academia, pilates com bola, apenas,  está incluído no plano de pagamento. Mas existem salas de pilates com todo o equipamento. Vá fazer uma aula, mas não vá com aquela ilusão de que, por ser uma terapia alternativa, não vai doer, nem fazer suar. Vai ser uma sessão dura e tensa.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

dieta da linhaça: -5kg em até 4 semanas (cardápio fácil da primeira semana)


    Comecei ontem esta dieta. O legal dela é que a gente pode comer pão logo de manhã, e com geléia, e ainda tem um docinho de abóbora de sobremesa. Ufa, fazia tempo que eu não comia doce. Bem gostosa.



  Cafe da manhã: Primeira semana:
  • 1 copo (200ml) de suco verde
  1. bater no liquidificador 1 folha de couve manteiga, 4 folhas de hortelã, 1 fatia de abacaxi, rodelas de pepino e 1col de sopa de linhaça dourada em farinha.
  • 2 fatias de pão integral light
  • 1 colher de sopa de geléia diet ou tofu.
 Lanche da manhã
  • 1 pote de iogurte desnatado com 1 colh de sopa de granola light
Almoço ( imediatamente depois do almoço eu vou malhar, portanto tomo um shake especial com
  • 3col de sopa de aveia
  • 3col de sopa de gérmen de trigo
  • 1 banana
  • 1 col de sopa de ração humana
  • 1 col de chá de glutamina
  • 3 col de sopa de diet shake
Pra quem não vai malhar depois do almoço:
  • 1 prato de sobremesa de salada de alface, cenoura ralada, e cebola, temperadas com um fio de azeite, sal e limão
  • 3 col de sopa de arroz integral
  • 2 col de sopa de feijão
  • 2 col de sopa de brócolis cozidos
  • 1 filé (de qualquer animal)
  • 1 tabletinho de chocolate meio amargo
  Lanche da tarde
  • pra quem está malhando nesse horário, como eu, uma barrinha de proteína
  • pra quem não está malhando, quatro cookies integrais light e uma xícara de chá de erva doce com ou sem adoçante.
 Jantar
  • 1 prato de sobremesa de salada de folhas verdes
  • 3 col de sopa de macarrão integral
  • 2 col de sopa de legumes cozidos
  • 1 filé de frango
  • 2 col de sopa de doce de abóbora light
 Ceia
  • 1 copo de leite de soja batido com morangos picados

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

dieta de urgência: menos 2kg em dois dias, com saúde!

  É só obedecer estritamente a receita da Revista Boa Forma edição 272, tomar bastantes líquidos e não ir malhar, por causa da falta de carboidratos . Você faz esse cardápio por dois dias e pronto. Não adianta fazer por mais dias, porque o cérebro já se acostuma aos estímulos, e pode dar anemia. Essa dieta eu ainda não testei, mas vou publicar; Se vc fizer, conta pra mim como foi.  Eu acho ideal pra quem vai pra uma festa, ou quem marcou um encontro, ou mesmo vai pra praia....


Café da manhã
  • 1 xícara de chá de capuccino light
  • 1 fatia de pão integral light com 1 colh de sopa de cottage ou requeijão light
  • 1 fatia de peito de peru light
 Lanche da manhã
  • 3 damascos
 Almoço

  • Salafa de folhas verdes
  • 3 col de sopa de couve refogada
  • 3 col de sopa de arroz integral
  • 1/2 concha de feijão
  • 1 filé grande de frango grelhado
 Lanche da tarde
  • 1 banana assada 1min no microondas, polvilhada com 1col de chá de canela
 Lanche da tarde 2

  •  1 pote de iogurte desnatado natural com 2 col de sopa de granola light.
  Jantar
  • Minipizza de atum: 1 pão sírio integral médio, 2 col de sopa de molho de tomate, meia lata de atum light ou sardinha, 1 fatia de queijo branco, 1 fio de azeite. Leve ao forno até derreter o queijo.
 Ceia
  • 1 taça de gelatina light com iogurte light.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

se for sair da dieta, saia com brigadeiro belga dos Parlapatões

 Ontem fiz três horas de aeróbicos, e tentei guardar os números totais da queima de calorias que esses exercícios geraram, mas me confundi toda e já não sei mais quanto tempo ainda falta pra queimar aquele despropósito de pão e porcaria que eu comi no sábado. Por que é que eu , quando como alimentos fora da dieta, é só lixo? Mas, justiça seja feita. Eu comi dois brigadeiros com chocolate belga, que estão lá no balcão dos Parlapatões, que, Minha Nossa Senhora, que delícia. Olha, quem quiser ir lá só pra experimentar, é um tesão. Me disseram que é feito em casa, por isso é tão bom. Vale a pena descontar duas, quatro horas na esteira, pra comer um brigadeiro daqueles.
  Ok, eu sou a Eva, a que sugere a maçã proibida. Melhor: sou a serpente maldita que você ouviu sem querer. Não, não sou nada disso. É que deve haver um dia da semana, um momento dessa tola semana, em que a gente come uma coisa deliciosa. Sabe por quê? Porque se não fizermos isso, a dieta vira um censor, um carrasco, apontando o dedo para a nossa cara, dizendo que, se comemos muito além do que era sensato comer,  anteriormente, agora devemos nos castigar por ter dado bobeira,  com um período muito longo de privações, e isso não é verdade.
  De todos nós que fazemos dieta, nem todos ficamos comendo justamente pra nos fazer mal. E as pessoas que assim procederam, nem elas devem ser tratadas com dureza.
   O bom de sair da dieta em um só período do fim de semana é que a gente pode comer coisas diferentes, e não o lixo que eu sempre como. O bom é poder ir aos Parlapatões e pedir dois daqueles brigadeiros belgas e degustar aquele doce gostoso com uma boa taça de vinho. E não comer pão francês depois, né? Feito esta blogueira descarada aqui. Ficar só  no chic de um brigadeiro belga e um vinho é altamente recomendável...

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

ginástica sem planejamento causa overtraining. Veja o que é isso.

 Não dá pra ser a supermulher, infelizmente. Eu não aguento fazer tanto exercício físico num dia só. Então, todo aquele trabalho que postei no dia de ontem, eu não vou cumprir com ele. Vou é fazer 40min de trote e caminhada todos os dias. São 264 calorias gastas, cada vez que eu corro e caminho por 40min. Ao final de seis dias, sem contar o sábado, eu terei gasto, só com esse exercício, 1240 calorias, semelhante ao número de calorias que eu ingeri nesse fim de semana passado.
  E, de agora em diante, eu só vou sair da dieta no domingo à noite, para eu fazer uma ceia com algum tipo de doce legal. Ou então eu aproveitarei a noite de domingo pra tomar cafe´com leite, pão e manteiga, que eu amo de paixão.
  Se eu fizesse todos os exercícios a que eu me tinha proposto no domingo, certamente viveria um overtraining. Overtraining é o excesso de treino, decorrente de um treino mal planejado, de uma dieta mal planejada, em que o cara só treina, não se alimenta de acordo, não descansa do treino.
Sintomas do overtraining:

  • Perda de apetite;


  • Perda de peso;


  • Insônia;


  • Cansaço;


  • Irritabilidade;


  • Ansiedade;


  • Depressão;


  • Agressividade;


  • Pequenas lesões;


  • Resfriados constantes;


  • Dores de cabeça;


  • Perda no rendimento;


  • Impedimento do crescimento muscular;


  • Disfunções hormonais.     


  •    Por isso é que eu só vou fazer um trote e caminhada a mais nesta semana. Pra poder continuar treinando sem sofrer todas essas coisas.   

    domingo, 14 de agosto de 2011

    sair da dieta por causa da festinha. Como correr atrás do prejuízo.




     Ontem, sábado, eu resolvi sair da dieta. Mas o problema de eu fazer isso é que tenho metabolismo lento,isto é, se eu tomar um cafezinho com açúcar, engordo bastante. E eu comi brigadeiro, comi pão, comi empanada, tomei capuccino integral, uma taça de vinho, um pão francês e um pão integral, e um pedaço de pão com gordura. Muita coisa. O jeito é descobrir as calorias de cada produto e saber quanto se gasta na academia pra compensar tudo isso. Vamos começar já.
      O site da revista Boa Forma tem uma calculadora eletrônica em que a gente escolhe tudo o que comeu, clica lá http://boaforma.abril.com.br/calorias/e, em seguida, aparecem quantas calorias foram ingeridas. Eu fiz a soma e deram exatamente 870 calorrias. Eu ingeri tudo isso de porcaria ontem, e não tive a mínima consideração pelo cansaço em que eu fico durante uma semana inteira malhando nas tardes. Eu não respeitei o suor do meu rosto, literalmente. Eu não presto, e agora eu tenho de correr atrás do prejuízo, literalmente.
      Agora é encontrar qual exercício fazer para queimar todas essas calorias e anular o efeito negativo que essa escolha de ontem causou nos meus quadris, na barriga, no tronco...Bem, temos aqui um link que vai dar uma listinha do exercício adequado : http://www.vivabem.pt/nm_quemsomos.php?id=222, e também temos este aqui http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/album/1106_caloriasdosexercicios_album.jhtm , que é uma calculadora eletrônica, basta clicar e a máquina responde pra nós quanto devemos suar durante a semana pra botar tudo em dia, novamente. É o caos, eu ter feito isso. Mas tudo bem. Só se vive uma vez, e só se faz cinquenta anos uma vez. Se a gente não admitir que faz parte da vida errar um pouquinho e bater a cabeça de vez em quando, vai ficar muito chato envelhecer, não é?
      Eu guardei em meu sistema orgânico 870 calorias. Para queimar todas elas, além de fazer os exercícios normais da academia, que são, a saber;
    • 30 min de transport
    • 30 min de musculação
    • 30 min de caminhada
    • 30 min de bike
    • abdominal 15min
     terei de fazer também
    • 40 minutos a mais de musculação =198 cal
    • 30 minutos de hidroginástica = 132 cal
    • 30 minutos de trote e caminhada = 198 cal
    • 60 minutos de esteira = 217 cal.
      Os professores da Runner vão me dar bronca, dizer que eu vou ter um overtraining, que vou perder músculo, mas a minha consciência não vai me deixar em paz, se eu não fizer isso. Eu fico pensando em como vai ser no Natal...aquelas comidas todas na mesa...ai, ai,....ai!

    sexta-feira, 12 de agosto de 2011

    um problema social de graves proporções: o tornozelo gordinho

      Hoje a gente vai falar de um problema social, porque afeta homens e mulheres, de qualquer classe ou idade.É a questão do tornozelo gordinho. É importante deixar clara aqui a minha total solidariedade a quem sofre desse mal, e colocar meu blog à disposição pra quem quiser lamentar-se da gordurinha no tornozelo, como  também podemos encontrar juntas terapias alternativas para suportar o que é, na verdade, insuportável,  sem , contudo, partirmos para decisões mais drásticas, que realmente atrapalham a nossa vida e a dos outros. Eu vou ser bem franca aqui: se você quer se matar porque seu tornozelo é gordinho, pense que existem pessoas que estão bem piores e  sofrendo muito mais do que você,  porque um tornozelo gordinho se disfarça com uma meia, ou calça comprida,  e mesmo no verão ainda se pode apelar pras saias compridas, mas, e uma orelha gordinha? Em qualquer lugar que se vá aquela orelha aparece, depondo contra o seu dono. Então, veja. A situação é triste, mas não desesperadora.
      Conheci uma pessoa que tinha gorduras extras na nuca, e ela nunca podia usar rabo de cavalo. Era triste ver aquela mulher amargurada, olhando pra baixo, com sua nuca obesa, sem nunca poder tomar banho de sol nas costas em público. Mal ela punha os pés na piscina, os comentários jocosos davam início a uma sessão de tortura sempre renovada.
      Ela se enforcou.
      Egoísta.
      Mas nada era muito bom para essa mulher! Agora ela não está mais  entre nós, e sua nuca gordinha e simpática sempre será lembrada como causa de sua morte. Ou seja, quis se livrar dela, e a nuca se grudou ao seu corpo. A nuca dessa mulher nunca vai deixar de fazer parte do dela e de sua história. Nem depois de morta.Triste.
    Mas vamos parar de falar de coisas tristes, e falar de soluções. Segundo a Revista Boa Forma deste mês, a doutora Edith Horibe, de São Paulo, faz lipoaspirações no tornozelo gordinho. Ela disse que "é feita uma incisão na parte interna do tornozelo, de dois milímetros, por onde a cânula é introduzida, e a gordura aspirada."
     Maravilha indizível, heim?

    quinta-feira, 11 de agosto de 2011

    comecemos de baixo pra cima: os pés, e os cuidados que merecem

                     Esse é  o meu pé, numa sessão com a podóloga do meu bairro.Custa caro, mas vale!

      "O pé, meu querido pé, que me aguenta o dia inteiro..." Havia um ratinho na televisão que cantava essa musiquinha, enquanto tomava banho. Era um programa educativo pra crianças, mas a gente também aprendia.Na verdade, a gente só aprende mesmo depois que passa pelo problema decorrente do mau trato com o pé.  Há complicações que podem surgir nos pés dos adultos, como a desidratação, as rachaduras, ou o cansaço, e, se não dermos a eles a devida atenção, podem gerar coisas piores, como micose, fadiga crônica, rachaduras brancas horripilantes, etc...Assim, a primeira coisa que se deve fazer é ir ao podólogo uma vez a cada quatro meses, porque ele vai retirar toda aquela cascadura, as cutículas mais difíceis, os calos, as unhas encravadas, tudo mais profundamente, de modo que a gente pode depois fazer a pedicure em casa ou no salão, que é uma coisa básica e superficial. Uma sessão no podólogo sai em torno de 60 reais.

       Os problemas mais frequentes com os pés são:
    Creia, cada um desses problemas depõe muito contra a gente.
    1. asperezas : isso dá no verão, porque a gente deixa o pé mais livre. Ele atrita com o chão, o couro do chinelo, da sandália, e isso faz com que ele fique cheio de perebas horripilantezinhas. O legal aí é fazer uma esfoliação, semanalmente. Um esfoliante bom sai em média uns 30 reais.
    2. pés cansados: esse é o meu problema, porque eu malho muito. Mas quem faz teatro, ou trabalha o dia inteiro, também é sério candidato a ter pés e pernas cansados. O melhor a fazer aí neste caso é passar um gel a base de mentol ou cânfora, que sai em torno de 20 a 30 reais.
    3. rachaduras: as rachaduras são o maior combustível pra queimar filme do planeta Terra. Você pode ter vencido o prazo da tintura do cabelo, pode ter vencido o prazo de refazer a manicure, pode até estar com as unhas do pé grandes, mas pé rachado, com aquelas rachaduras brancas, isso é impossível de aguentar: o filme queima inteiro. O melhor neste caso é ir ao podólogo imediatamente, e manter a visita todos os meses, até o pé estar bem hidratado, e passar um hidratante poderoso, especial para pele rachada, que sai em torno de 40 reais, o pote. E sempre estar de olho pra evitar a reincidência.
    4. ressecamento: o problema do ressecamento é que ele vai gerar a rachadura. Então, um bom hidratante para os pés é o recomendado, e sai em torno de 40 reais. 
       Os cuidados com os pés devem ser diários, e as visitas ao pedicure, quinzenais. Os podólogos, que fazem um tratamento mais profundo nos pés, esses podem ser espaçados. Mas não dá pra olhar pro pé com desdém. Se ele não estiver legal, o corpo inteiro se ressente disso. Como assim, estar toda linda, com um corpinho malhado e hidratado, sem uma pedicure e outra hidratação nos pés? Qual a mensagem que se quer passar, além daquela que significa desmanzelo? Para teminar, falemos de cores.
       Há vários esmaltes coloridos, de várias cores, no mercado. Quando for a uma pedicure, escolha uma cor forte e escura nos pés, e clara nas mãos. Não precisa ser a mesma cor para pés e mãos. Hoje em dia, está na moda misturar. Por exemplo, vermelho nas mãos e cenoura nos pés, renda nas mãos e vinho nos pés, roxo nos pés e cinza nas mãos, dourado nas mãos e preto nos pés...

    quarta-feira, 10 de agosto de 2011

    sobremesa diet deliciosa, que dá pra comer sem a menor culpa

     Esta receita de sobremesa é uma delícia, e demora 50 minutos para preparar. Aqui, a lista do que você vai precisar:
    • pós de gelatina diet de cores variadas
    • forminhas de gelo vazias pra colocar as gelatinas
    • biscoito tipo Leite, da tostines, ou maria.
    • manteiga líquida diet
    •  iogurte desnatado
    • 1 pacote de gelatina incolor
    • uma forma média, pequena ou grande,  depende do que tiver em casa;
       Primeiro, prepare as gelatinas coloridas como se prepara esse tipo de gelatina. Em vez de colocar na vasilha, coloque nas forminhas de gelo e leve para esfriar na geladeira, como sempre se faz. Não ponha no congelador, senão vai empedrar.
       Segundo, amasse os biscoitos e besunte manteiga diet líquida. Vai ficar uma massaroca. Ponha essa massa no fundo da forma que tiver em casa. Fica uma base de torta, e podem ficar sossegados que não é calórico.
       Espere as gelatinas das forminhas de gelo ficarem no ponto.
       Terceiro, em vez de colocar água quente na gelatina incolor que vc vai fazer, ponha o iogurte . Mas não leve pra geladeira.
       Quarto, retire as gelatinas coloridas das forminhas e ponha-as por cima daquela massaroca de biscoito que vc fez e que está na forma.
       Jogue por cima das gelatinas e da massaroca o tal do iogurte com a gelatina incolor.
       Espere endurecer o iogurte.
       Sirva. Coma. Sem culpa.

    terça-feira, 9 de agosto de 2011

    a gente não come nada e engorda mesmo assim, por quê?

     Tem muita gente que não entende por que é que engordou. Faz dieta, e, mesmo assim, engorda. É que está acontecendo alguma coisa no comportamento diante da dieta. Eu não gosto de  admitir isso, mas, de vez em quando, fico compulsiva. Faço dieta caladinha, respeito o horário das refeições. Mas algo acontece, quando chega o horário do jantar, quando voltei da academia e vou até à cozinha.Nessa hora, vou devorando tudo o que estiver na minha frente. Gente, a verdade é uma só: pode ser legume, pode ser fruta, se estiver em excesso no organismo, vai engordar. Não adiantam nada pro emagrecimento, nem ajudam em nada, dois comportamentos que eu também tenho:
    • comer escondido
    • não se controlar
      Outra furada é colocar a desculpa na tireóide, nos hormônios, no potássio, no cálcio, no sal, na retenção de líquido,  etc. A desculpa tem de ser pedida a nós mesmos. Não vai emagrecer, se mentir pra si mesmo. Aliás, se a gente mente, também estamos trabalhando com dados falsos e não vai haver nenhum tipo de solução pro problema. Há soluções, como tomar shakes que controlam a fome, fazer lanchinhos entre as refeições, eu já postei aqui no mês passado uma série de jeitos de contornar a situação, e não vamos descartar a eventualidade de uma terapia no processo de emagrecimento, mas, sabe o que é melhor?
       O melhor é estar motivada. Eu vou fazer 50 anos o ano que vem, e estou motivada pra ficar bonita para a data. A gente tem de arrumar algum meio de ficar entusiasmada com o projeto de emagrecimento, senão não vai melhorar o visual. Este blog, por exemplo, me dá força. Quando eu vejo o montão de visitantes, penso que eu tenho um compromisso com o meu projeto, que há pessoas que se envolveram nele, que estão até de dieta também, ou acompanhando o processo, e isso me impede de desistir. É preciso se ajudar, de vez em quando.
       Bom, eu não vou ficar fazendo auto-ajuda aqui.

    após 15 dias do treino pra ser "madrinha da bateria", meu bumbum está lindo

     Ai, que dor na bunda. Esses exercícios para glúteos e pernas que a Revista BOA FORMA publicou, na edição  número 242, são realmente muito bons. São bons porque minha bunda parecia um caqui ordinário que se compra no Carrefour, o supermercado onde se encontra as piores frutas. Mas então eu li nessa publicação da BOA FORMA que em menos de trinta dias, com esses exercícios, eu ia ficar com um bundão de madrinha da bateria. E hoje, depois de 15 dias malhando como a redação da revista pediu, estou com o bumbum assim ó:
      

       Não vou dizer que foi facílimo, porque não foi, não está sendo.Dói . Sabe por que dói? Porque o cérebro entende a liberação da prostraglandinas, que aparecem com o  ácido lático, como sinal de dor...E por que há essa liberação?Porque,  dentro do  tecido muscular que está sendo malhado, não vai haver mais oxigênio pra manter a respiração e liberar energia, já que a gente não está mais vivendo a vida com o  estado normal do músculo, mas sim malhando o ferro. As células musculares vão ser destruídas e começam a degradar  glicose ( açúcar), e essa degradação transforma a glicose em ácido lático.  E isso faz doer. Quer dizer, se não doer, não aconteceu nada disso que eu descrevi, mas também não houve ganho muscular, gasto calórico, não houve nada, e vc nem precisava ter saído da sua casa pra ir para a academia. Ou seja, NO PAIN, NO GAIN. Sem dor, sem ganho.
      E vamos aos exercícios de glúteos, para fazer em casa, mas na academia é onde eu faço. Em menos de trinta dias, a bunda vai estar ótima.


    Então, vc eleva o calcanhar lá em cima e põe o joelho no chão, e volta com o o calcanhar elevado e volta a colocar o joelho no chão. Se fizer sem peso, 20 repetições, 3vezes,, ou o famoso 20x3. Se fizer com peso até 4kg, 15x3. Se fizer com mais de 5kg, 8x3.

      Este aqui é fogo. Ela não está usando peso, então vai fazer a seguinte flexão, por 20 repetições em 3 vezes: ela vai ficar assim na bola e levantar a perna até ficar na linha da cintura e abaixar a perna, sem encostar no chão, repetindo o movimento.  Se ela tivesse uma caneleira de até 4kg, faria 15 repetições, 3x. Se tivesse uma caneleira com mais de 6kg, faria 8x3. Note a expressão dela de dor e cansaço: é a tal perplexidade.

      Esse aí é o seguinte: ce vai levantar o joelho flexionado até a linha do bumbum e em seguida vai descer o joelho até o chão, ultrapassando a outra perna, como está na foto. Cada vez que fizer isso, vai voltar a ficar de quatro bonitinho e depois sim, conta um movimento feito. Pra quem não usa caneleira são 20x3, pra quem usa até 4kg são 15x3 e pra quem usa mais de 5kg são 8 movimentos por três vezes.

      Esse aí é pra fazer num banco, é que eu não encontrei foto melhor. Vc vai subir nesse banco com algum apoio pras mãos, e vai subir e descer, sem colocar o pé que sobe e desce no chão. Vai fazer isso 8x3, 15x3 ou 20x3, dependendo do peso que tiver nas caneleiras. Esse lance do peso eu já pus no comentário  das fotos acima, não vou escrever de novo 
     aqui toda hora.


     O negócio é o seguinte: vc fica com a perna estendida e sobe e desce, sem encostar o pé no chão. Se estiver sem caneleira, faz 20 movimentos por 3 vezes, 20x3. Se estiver com peso até 4kg, 15x3, e se estiver com mais de 5kg, 8x3.
     Eleve o joelho flexionado em 90 graus. Sem peso na caneleira, 20x3. Com peso, de mais de 5kg, 8x3. Com menos de 5kg, 15x3.


    domingo, 7 de agosto de 2011

    dieta do shake, que promete detonar 4kg em 15 dias com saúde!

      Hoje eu começo a dieta do shake. Esta dieta promete detonar 4kg em 15 dias. O que se vai precisar é de um pacote de shake, desses dietéticos. O mercado dispõe de alguns muito bons, e eu acho que a gente deve procurar aqueles que enriquecem o produto com substâncias a mais que façam bem pra pele, ou que acelerem o metabolismo, etc. Um bom shake, na farmácia, custa de 20 a 50 reais. Bem, pra começar a conversa,  a dieta está  na revista BOA FORMA da edição 242, e promete um bom emagrecimento, ou seja, não vamos perder água e músculo aqui, mas sim gordura.
      Se perder gordura, pra mim, tá ótimo. Este é o cardápio:


            Café da manhã
    •  shake, 250ml. Proposta - minha- de enriquecimento de shake:
    1. 3 col de sopa de shake dietético, a escolher
    2. 2 fol de couve
    3. pepino cortado em rodelas
    4. água de coco 250ml.
            Lanche da manhã
    • 1 barrinha de cereais
           Almoço
    • 1 prato de sobremesa de salada
    • 2 col de sopa de legumes cozidos
    • 1 filé de frango ou 1 ovo pochê ou 1 filé de peixe ensopado ou frango desfiado com feijão branco ou 1 panqueca de carne ou 1 porção pequena de lasanha de berinjela com queijo branco ou 1 filé de alcatra.
          Segunda opção de almoço
    • 250 ml de leite de soja, ou desnatado normal
    • 3col de sopa de aveia
    • 3 col de sopa de gérmen de trigo
    • 1 col de sopa de ração humana
    • 1col de chá de glutamina
    bater tudo no liquidificador, beber na hora e ir malhar.
      
       Lanche da tarde
    • 1 iogurte light
        Jantar
    •  shake dietético.
    • 1 prato de sobremesa de salada mista com alface, cenoura e rabanete, 
    • 2 fatias de abacaxi
          Ceia
    • 1 copo de leite de soja com 4 morangos ou
    • 1 banana assada no microondas com canela ou
    • 1 copo de 250ml de leite desnatado ou de soja ou ades
    • 1 maçã assada no microondas com canela ou
    • 1 iogurte natural desnatado com gelatina ou
    • 1 iogurte natural desnatado com 1 col de sopa de aveia ou
    • 2 castanhas do Pará ou
    • 3 damascos ou 
    • 2 amêndoas
       A ceia eu incluí por minha conta, porque acho meio difícil ficar sem fazer a última refeição. De modo que, se não emagrecerem 4kg em 15 dias, ponham a culpa em mim e na minha listinha de ceias de dormir. Quanto ao cardápio, percebi que nos lanches entre as principais refeições as nutricionistas escolheram um carboidrato e uma proteína. Como eu vou malhar às tardes na academia, vou trocar o iogurte da tarde e comê-lo no lanche da manhã, e vice versa. Quem for gordo, que me siga!

      sheikes contra os nossos inimigos: celulite e rugas fora!

        Suco anti rugas
      • 1 fatia grossa de melancia
      • 10 morangos
      • 10 uvas rubi sem sementes
      • Bata no liquidificador e beba em seguida.

      Contra celulite
      • 1 xícara de chá de uvas vermelhas
      • 3 morangos
      • 1 colher de sopa de linhaça
      • 1 copo 250ml de água mineral
      • bata no liquidificador e beba uma vez por dia.

      sábado, 6 de agosto de 2011

      um sábado mais normal do que os outros

       Na sexta feira eu faltei à academia, então domingo é dia de repor as perdas, porque agora não dá pra parar mais. Tenho treino de membros inferiores pra fazer, sério treino, com  muito peso na caneleira, com sete exercícios de glúteos, sete de pernas, mais corrida e caminhada power, e mais vinte e três minutos no transport. Aí eu posso voltar pra casa e continuar minha dieta da banana, que vai durar ate´ a biomassa e a sopa de cenoura acabem. Não posso simplesmente jogar essas coisas fora e começar a dieta do shake. assim sem mais nem menos. Dá até pena de pensar em jogar fora as coisas que eu já fiz pra dieta da banana.
        E hoje eu fiz hidroginástica, que queima 600 calorias. Foi muito bom. Depois eu fui gravar a webnovela República, que é um trabalho de tcc dos alunos de Rádio e Televisão da Unisa. Foi muito gostoso. Fiz tudo sem reclamar, todas as repetições que eles pediram, e fiquei  bonita com a maquiagem que a aluna me fez. Só que esse tipo de maquiagem, com base e pó, fica boa na foto com luz, bastante luz. Sob a luz natural, ou a do lusco fusco da tarde, aí eu pareço uma macaca velha maquiada. Eu  preciso maquiar, isso sim, os meus olhos, pois são a coisa mais bonita do meu rosto.

      sexta-feira, 5 de agosto de 2011

      a dieta da banana cumpriu a promessa: fim do blog

                             A dieta da banana emagreceu 3 kg, exatamente como prometido.

        Veja as receitas neste blog. O importante é comer a biomassa na sopa da noite e no mingau da manhá.

         Tudo é uma criação. Na minha vida é assim. E eu também gosto da primeira e da última vez de cada -coisa na terra. Algumas coisas eu vou levar adiante, até o fim dos meus dias. Deus, por exemplo. Mas a criação que vem de mim precisa ter a duração certa pra mim. E essa comemoração foi até onde eu quis que fosse. Uma mulher que vai fazer 50 tem o direito de viver a sua última primavera, e bem, e gostando de si e namorando pra caralho, curtindo, beijando e esperando um grande amor. É assim que eu desejo que eu chegue aos cinquenta, com certteza.
       Agora, as vou desligar-me deste blog. È claro que daqui pra frente eu só vou continuar, fora do blog,  o que já escrevi aqui, fazendo dietas e tal. Mas acabou a divulgação. E acabaram-se as postagens, até que realmente eu tenha alguma coisa importante a dizer. De agora em diante é concentração, pra atingir o resultado, e quem sabe eu poste algumas fotos do meu processo ininterrupto de reconstrução do meu corpo.
       Obrigada a quem divulgou o blog: foi reallmente muita gente que aqui entrou e viu o meu processo de criação de um blog, como eu acho que tem de ser neste momento. Expor-se num blog foi uma tarefa super fácil pra mim, parece que eu vivi fazendo isso. E achei gostoso. E por isso quis terminar com uma receita de corrida, porque sempre a gente o direito  tem de terminar seus quarenta e nove anos com algum aeróbico gostosão., quente e arfando. Um beijo pra vocês.

      (Márcia Regina Medina, 49, emagreceu, desde que o blog foi aberto, 7quilos, e diminuiu 5cm de busto, 4 de cintura, 5 de quadril.)

      receita de corrida pra quem nunca correu e quer começar

        Afastar para longe o estresse e queimar gorduras são dois bons motivos pra começar a correr, mas não é só isso. Se você gosta de sentir ondas de bem estar e prazer ( não o sexual, mas  o prazer de estar ali, o prazer de viver, ou prazer orgânico, do hormônio do bem estar  produzido pelo próprio corpo), sim, nada melhor do que a corrida.
        Hoje eu estou um trapo, porque tive que ir a lugares fúnebres com  meus familiares, tentando resolver problemas, e estou meio arrasadinha, sentindo-me horrivel, triste, mas, amanhã é dia de corrida, e tudo isso vai embora logo nos primeiros vinte minutos em que eu estiver em atividade prazerosa na esteira, ou na rua. Corrida é um santo remédio pra resolver problemas. Correr ajuda, porque descontraí, e dá auto confiança.
        E eu vou, no melhor estilo deste blog, colocar logo uma receita de treino aqui, e, se você quiser seguir, vá fundo. Apenas tome algumas precauções.
        A primeira precaução a tomar é quanto ao tênis e ao calção indicado pra correr. Em primeiro lugar, não pode sair correndo com qualquer tênis. Tem de ser um tênis que amorteça seus calcanhares, para os joelhos serem protegidos. Uma lesão nesses lugares (calcanhar, joelho), vai doer bastante. Há duas marcas de tênis confiáveis no planeta Terra: Mizuno e Asics. Só estas duas. Não compre Nike: é bola fora, não vai proteger seus joelhos e ainda por cima o tênis vai desmanchar na sua frente.
        Para conseguir um bom par, mesmo sabendo quais as melhores marcas, a gente deve, ainda, ir a uma loja de tênis que tenha uma esteira pra saber que tipo de pisada a gente tem. Eu sou pronada, ou seja, tenho o pé com uma pisada pra dentro. Tem gente que é supinada, isto é, tem a pisada pra fora, e há pessoas com pisada normal. Não dá pra comprar um tênis de corrida sem essa informação, senão o tênis será inapropriado e vaí machucar o joelho do mesmo jeito.
        Um tênis custa caro. Em média, de 270 a 500 reais. Mas as melhores lojas o vendem em até 24 meses.
        Quanto ao calção: ele não pode deixar suas coxas rasparem uma na outra, senão a coxa vai arder como ardem as bundinhas dos nenezinhos que usam fraldas. Assa. Enquanto se está correndo. A dor de uma coxa roçando na outra é torturante.
        Outra coisa: leve uma garrafinha de água. Não leve Gatorade. Gatorade é só pra atleta tipo Cesar Cielo. Nós vamos ganhar uma pedra no rim, se tomarmos Gatorade, sem treinar de 6 a 8 horas por dia, sacou? É muita reposição de sal, tomando Gatorade. Há sim, um modo de tomar gatorade e emagrecer, mas isso é assunto pra um próximo post, num dia desses. Não caia na conversa dos hidrotônicos.
        Ainda: se for correr na rua, leve um boné, ponha protetor solar, e eu acho que um mp3 é uma boa. Descansa, distrai. Anima. E vamos partir pra tabela de treino de iniciante.
      1. Semana 1. Corra 2 minutos, ande 2minutos, até darem 32 minutos.
      2. Semana 2. Corra 4 min, ande 2 min, até 32min.
      3. Semana 3. Corra 6 min, ande 2 min, até 32min.
      4. Semana 4. Corra 8min, ande 2 min, até 32min.
        Você pode ficar estacionado na semana que quiser, fazendo por muito tempo o mesmo treino, até sentir que pode seguir pra próxima etapa. Deve escutar bem a voz do seu corpo falando. Se der pra fazer o treino proposto, faça. Senão, fique parado na semana mais confortável. A palavra-chave pra correr gostoso é teino confortável.
      1. Semana 5. Corra 6 min, caminhe 2min, corra 10min, caminhe 2min, corra 10 min, caminhe 2min.
      2. Semana 6: Corra 10 min, caminhe 2min, faça isso 3x
      3. Semana 7: Corra 13min, caminhe 1min, corra 14min, caminhe 1min
      4. Semana 8. Corra 15min, caminhe 1min, corra 16min, caminhe 1min
      5. Semana 9. Corra 17min, caminhe 1min, corra 18min, caminhe 1min.
      6. Semana 10: programa diário
      • Dia 1. Corra 9min, caminhe 1min, corra 21min
      • Dia 2. Corra 7min, caminhe 1min, corra 23min
      • Dia 3. Corra 5min, caminhe 1min, corra 25min
      • Dia 4. Corra 3min, caminhe 1min, corra 27min
      • Dia 5. Corra 30 min, três ou quatro vezes por semana.

      quinta-feira, 4 de agosto de 2011

      há exercícios para ficar quente, fervendo, pelando de tesão, e não é enrolação


        Bem, sexo é um assunto muito chato. Chato porque nem sempre o sexo a dois é prazeroso. Pelo menos pra  mim, não era assim. Eu sofria muito na hora de fazer, porque simplesmente eu não sentia nada e acabava fingindo. O parceiro acabava enganado, ou se enganando. Mas isso não durava muito, e a separação, finalmente, acontecia. Mas, parafraseando o corrupto Roberto Jeferson, eu posso dizer :"  Eu não sou a única!"
       Segundo as pesquisas recentes do campo da sexologia, parte significativa da humanidade tem alguma reclamação a fazer, quando o assunto é sexo. E eu estava no meio dessa estatística. Estava. Mas esse número enorme de insatisfeitos têm razão de ser, porque é muito difícil pra muita gente sentir prazer com o outro, da mesma forma que se sente quando se masturba. Por que será que isso acontece?
        Reich, um psiquiatra e psicanalista do século passado, que foi preso pela polícia e a  sociedade de sua época, já que suas idéias punham luz nesta triste situação sexual  de boa parte da humanidade,  interessou-se muito pela cura da sexualidade com distúrbios de prazer e falta de orgasmo. Ele dizia, assim como as estatísticas dizem hoje, sem medo, que  os homens e as mulheres não sentem orgasmo com o parceiro, e a causa disso está nas couraças musculares que o índivíduo é obrigado a construir em seu corpo, durante toda a sua vida.  Essas couraças são tensões nos músculos do corpo, causa da repressão cultural a que a criança é submetida desde cedinho, desde bebezinho. E os músculos impedem a energia da libido de fluir pelo corpo. Se a energia não circula, o orgasmo, que é uma explosão de energia da libido, fica retido em algum lugar , impedido de existir.
        Para uma vida sexual feliz, o paciente da terapia reichiana fará uma série de exercícios de liberação de energia sexual reprimida desde a mais tenra idade . Esses exercícios fazem parte de uma atividade física chamada Bioenergética, na qual confio muitíssimo, pois a pratico desde os idos tempos da década de 80, e, se não tenho um namorado agora, sei que tenho plena liberdade para gozar com um.E isso se deve à bioenergética, à leitura de Reich, e à obediência cega ao que eles escreveram.
        No início do meu tratamento eu chorava muito. Chorava, chorava.Lembrava-me de momentos de repressão familiar, e depois tinha pena das pessoas que me reprimiam, porque elas foram também reprimidas por séculos de tradição cultural.  E as tensões iam embora com as lágrimas. Depois, comecei a fazer o que Reich mandou. E fiquei sem vontade de transar com mais ninguém. Isso durou muitos anos.
        De repente, não mais que de repente, out of the blue mesmo, o resultado de todo um trabalho de quase uma década com o meu corpo sexual deu frutos! Uma tesão muito boa, saudável,e que tem me rendido grandes paqueras. Os meus paqueras sentem que eu estou saudável. E se não dá certo, sei que é por causa das minhas exigências em levar a vida que eu quiser levar, sem ter de acompanhar ninguém na vida que o outro quer levar. E isso não tem nada a ver com sexo, mas com filosofia prática, não é?
        É assim: quem tem problemas com orgasmo tem de fazer exatamente o que Wilhelm Reich recomenda fazer no livro "A função do orgasmo", livro enorme em todos os sentidos, mas que vale a pena ler, cada linha escrita. Eu fiz isso. Depois, comprar, ler e praticar o que está no livro "Exercícios de Bioenergética". do casal Lowen, e que é da Summus Editorial.
      Em São Paulo, temos a Sociedade Brasileira de Bioenergética, e eles fazem terapias gratuitas, é só chegar lá e se informar. Vou botar aqui o link do site deles   http://www.ilista.com.br/sociedade-brasileira-de-analise-bioenergetica-sp
        A leitura de Reich sem os exercícios não dá tantos frutos como dão frutos o relaxamento das couraças musculares, que o casal Lowen prega em seu livro "Exercícios de Bioenergética". É bom fazer todos os exercícios da série. Pode ser sentado, em pé ou deitado, a gente escolhe. A cada 30 dias, mudar a série de exercícios, pois o cérebro se acostuma aos mesmos estímulos. E nunca perder a base, o "grounding", que está no livro, que são os pés no chão. Não os pus entre aspas porque são pés no chão mesmo. Quanto mais eles estiverem enraizados na terra firme, melhor a energia sexual vai correr no corpo. É o início da felicidade.

       Eu pensei, antes de escrever este post, se eu devia dar a receita da felicidade sexual para as minhas inimigas que leem este blog, e cheguei à conclusão de que deveria sim, porque eu sei que falta um tempero especial nesta receita, e ele é tudo: a fé em Deus e a procura pela verdade. A verdade é um caminho poderoso para se sentir orgasmo. E isso as minhas inimigas não vão conseguir, ou não seriam inimigas . Que continuem frígidas!
       
       

      quarta-feira, 3 de agosto de 2011

      More shake, shake on, baby: oh, shakes para diminuir o apetite e controlar a gula

        


        Shake contra a gula:
      • 2 fatias de melancia picada
      • 1 talo de aipo com as folhas
      • 1 colher de sopa de linhaça
      • 1 colher de sopa de mel
       Bater no liquidificador e beber em seguida.

       Este suco contém linhaça, poderosa em fibras que formam um gel que retarda o esvaziamento do estômago. Dessa forma, a digestão é mais difícil, e o cérebro manda para o metabolismo a ordem de queimar mais gordura. Assim, reduz-se o apetite   ( por causa do gel) e se controla a compulsão alimentar.


        Diminuir o apetite
      • 1 maçã descascada sem sementes
      • 1 pera 
      • 1 colher de sopa de aveia
      • 1 xícara de chá de água
       Bata tudo no liquidificador. Beba 1 copo por dia.

       A pera é pouco calórica e a maçã reduz a absorção de glicose. As fibras da maçã e da pera melhoram o funcionamento do intestino. A aveia acelera o metabolismo, pois tem digestão difícil...

      terça-feira, 2 de agosto de 2011

      malhar pode se tornar um vício tão forte e terrível como o das drogas: cuidado

       Nem um dia sequer, depois dessas duas mortes de pessoas queridas, que aconteceram na semana passada,  eu fiquei deprimida, a ponto de não querer  ir para a academia, depois dos funerais. Isso aconteceu porque malhar estimulou a produção de endorfina e de serotonina, e essas substâncias melhoram o humor, pois anulam a produção de cortizol, responsável pela irritabilidade e pelas reações rápidas. Foi muito bom eu ter optado por fazer exercícios físicos há alguns anos; assim, na hora em que eu precisei de apoio e suporte físico e mental, a força estava dentro de mim e muito fácil de achar.
        Porém, é preciso malhar na dose certa para não viciar. Segundo uma pesquisa feita no Brasil, 29% dos atletas são viciados em malhação. Se tudo fosse uma questão de ir pra academia e pronto, melhor pra eles, não? Seria só o caso de ficarem mais bonitos, rejuvenescidos e bombando de hormônios do prazer e bem estar. Ledo engano.
        O vício em academia tem como sintomas a ansiedade e a depressão, e o corpo do viciado fica vulnerável a lesões musculares. Se pararem de vez de malhar, os viciados ficam com transtornos psicológicos de abstinência,  de sono, de humor e fadiga crônica.
        Como saber se a gente se viciou?
        Simples, anote aí: se você não quiser fazer mais outra coisa na vida do que malhar, é hora de assumir que está dependendo da academia para viver. Se vir alguém que, mesmo com lesão muscular grave, não falta à atividade física, igualmente estará diante de um viciado em malhação. O tratamento é o mesmo usado para quem é dependente químico. Terapia e remédio.
         Pois é, a pessoa nunca está livre de se viciar em alguma coisa. Acho que os viciados são gente que preenche algum tipo de carência com aquilo com que se viciam. Eu fui viciada em cigarro, mas parei há exatos dois meses, e sei que o cigarro serviu pra melhorar a ansiedade que me tomou há dois anos.Hoje eu a venci, com a ajuda de Deus, e parei de fumar. Olhe,  em algumas vezes tenho sentido a síndrome de abstinência, e sei que ela varia de intensidade de um para outro ser humano. Por isso acho muito babaca a gente ficar dizendo pra quem se viciou "força, é fácil, você consegue". Consegue nada. A gente não sabe o quanto a abstinência da droga vai atrapalhar a vida do dependente. É preciso ter carinho, compreensão e paciência com aqueles que dependem de alguma coisa.
         Dependente de malhação. Só faltava essa. O mundo está povoado de diabos muito chatos.