quarta-feira, 31 de agosto de 2011

por que dieta com proteína emagrece, em vez de engordar? por que dizem que mata?

 Carboidrato é uma molécula biológica feita de carbono, hidrogênio e oxigênio. Essas substâncias dão muita energia para o organismo queimar, durante o dia a dia, e assim sobreviver.O processo de queima de combustível para a sobrevivência é chamado de metabolismo .
  Se ingerido em excesso, o carboidrato é armazenado no corpo em forma de gordura, porque o cérebro entende que é isso mesmo que a gente quer fazer: estoque de  pra um dia difícil, em que se tenha de fazer muito esforço. O responsável por esse estoque é uma substância presente no carboidrato, mais precisamente nas farinhas: a insulina.
 Acredito que o cérebro dos muito obesos, aqueles mórbidos,  deve pensar que estão estocando tanta gordura porque também estão esperando uma guerra nuclear... uma corrida em volta do universo...enfim...a gordura está lá, aqui, acolá,  aguardando  uma lógica de esforço, e quanto mais houver dela, mais difícil será o cérebro deixá-la ir embora. Este é um dos motivos pelos quais as pessoas fazem dieta e emagrecem pouco.
 Então, se a gente come pouco carboidrato, vamos queimar combustível para viver. Se comermos na hora errada, e em abundância, vamos engordar,por causa do estoque.
  Porém, se a gente cortar a maior parte dos carboidratos no dia a dia, e ainda por cima malhar, o corpo vai buscar combustível para continuar funcionando, e, na falta do carboidrato de sempre, que era ingerido diariamente,  o corpo vai retirar o combustível pra queima em  algum depósito de gordura: peito, barriga, coxa, bumbum, braço, rosto, etc. É claro que o corpo não vai retirar gordura do lugar que a gente quer que ele mais retire. Ele vai retirar a gordura de forma global, então, todas as partes do corpo vão emagrecer. É por isso que é tão necessário que a gente faça musculação ou ginástica localizada em casa, a fim de auxiliar a queima de gordura e afinar aquilo que a gente realmente quer.
  Assim é o princípio da dieta de proteína: cortando o carboidrato, o corpo vai emagrecer.  Contudo, há um problema: o corpo vai procurar gordura e proteínas para usar de combustível, mas, nesse fenômeno, chamado de Cetose, vai deixar também resíduos de gordura queimada e proteínas no organismo, e não é bom deixar isso no corpo. Por essa razão, essa dieta deve ser feita no máximo por quinze dias, que é um período em que o custo e o benefício ainda estão ao nosso favor.
  Amanhã eu vou postar a dieta do abacate aqui, afinal, esta dieta é a dieta da proteína com algumas modificações, é gostosa e fácil de fazer, e não custa caro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário