terça-feira, 13 de setembro de 2011

a gente também não emagrece porque o cérebro não quer: como convencê-lo

 Triglicérides são gorduras produzidas no organismo através da ingestão de alimentos. Os triglicérides ajudam o nosso sangue a transportar as vitaminas K e D para as células. Ótimo. Gorduras ajudando o corpo. A gente come alguns alimentos, eles se transformam em gorduras e então essas gorduras fazem o favor de fazer bem a nós, dando uma carona pra algumas vitaminas legais.E não é só isso. As gorduras também ficam estocadas  pra dar energia, utilizada no cotidiano pra gente se manter vivo e aceso.  Ou seja, produzir triglicérides é legal.
  Mas tudo , em excesso, prejudica
   Triglicéride em excesso vai produzir gordura em excesso, que vai se instalar no organismo, entre a pele e o músculo, e assim o sistema orgãnico, que armazena a gordura para usar e queimar, a fim de produzir energia, vai contar com gordura demais, e o cérebro, que é o Rei Leão de toda essa história que eu contei, vai entender, e com justiça, que o fato de ter gordura a mais significa duas coisas:
  1. O corpo pode queimar menos gordura, porque há bastante para qualquer dia chuvoso. A gordura fica lá estocada e pouco dela é utilizado, já que estamos com fartura do produto, em estoque limitado.
  2. O cérebro entende que essa gordura faz parte do nosso sistema orgânico. Sendo assim tratada como se fosse um fígado, ou um pulmão, não vai ser fácil queimá-la. O cérebro vai simular a fome toda vez que estivermos perto de exterminá-la em grande quantidade, através de uma reação deprimida e irritada à dieta.
  Por isso é fácil emagrecer muito no início do regime. Depois, há uma batalha entre a lógica cerebral e o nutricionista....

    É possível emagrecer, quando o cérebro não quer que isso aconteça; mesmo assim,lutando contra o Rei Leão,  é possível. Se a gente não comer alimentos que liberam triglicérides rapidamente, mas ao contrário, ingerirmos alimentos que retardam a produção de triglicérides, a gente também estimula o metabolismo a trabalhar mais rápido, porque o sistema orgãnico, na sua necessidade diária de energia, vai querer a gordura das refeições para estocar, e também vai utilizar a gordura ( já existente) para a sobrevivência do corpo.
  O que acontece é que está faltando aí a constante do exercício físico para a equação funcionar. Mais atividades vão dar a entender ao nosso cérebro que precisamos mesmo queimar gordura, estamos a fazer um grande esforço, e ele vai liberar as toxinas pra combustão. A produção de hormônios de bem-estar, decorrentes da prática física, vão convencer o cérebro de vez de que isso é que é vida!
    Os alimentos que são rápidos na produção de triglicérides são as carnes gordurosas, os açúcares e a farinha branca. Os biscoitos traquinas, a farinha láctea Nestlé, o leite condensado, o pudim de açúcar...vc já sabe quem são, não é? A pizza, o sorvete, tudo isso queima rápido no organismo. E fazem estocar gordura.

   Os alimentos que demoram pra produzir triglicérides são o abacate, as farinhas integrais e:


    Óleo de Peixe - Ômega-3: O óleo de peixe ômega-3 tem se mostrado um grande aliado do coração. A ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária comprovou que "o consumo de ácidos graxos ômega 3 auxilia na manutenção de níveis saudáveis de triglicerídeos, desde que associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis”. Existem determinados alimentos ricos em ômega-3.

Quitosana: A quitosana, que é um fibra derivada dos crustáceos, mostrou-se capaz de reduzir a absorção de colesterol, o que leva à diminuição dos níveis de colesterol no sangue. [26,27,28] Segundo a ANVISA, “A quitosana auxilia na redução da absorção de gordura e colesterol. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis”. Contudo deve-se observar as seguintes recomendações: "Pessoas alérgicas a peixes e crustáceos devem evitar o consumo deste produto", e "O consumo deste produto deve ser acompanhado da ingestão de líquidos".

Proteína de Soja: Segundo recomendação da ANVISA, “O consumo diário de no mínimo 25 g de proteína de soja pode ajudar a reduzir o colesterol. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis". 

, o tomate, a cenoura, a biomassa de banana, o gengibre, a canela, a pimenta, as verduras com fibras, também são bons aliados na produção de triglicérides amigas do organismo.

 De posse destes conhecimentos, quando for fazer uma dieta, vc já sabe com quem contar. Se estiver na dúvida sobre um ou outro alimento, ponha-o no google e pesquise se eles liberam triglicérides mais rápido ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário