terça-feira, 6 de setembro de 2011

flacidez do rosto, um tema polêmico e uma receita caseira.

  Este assunto é complicado, e o meu irmão médico já me avisou que eu tenho de pesquisar e pedir referência bibliográfica pra quem se meter a tratar do tema. E o tema será , por algum tempo, o da flacidez da pele do rosto.
  Se a flacidez no corpo pode ser interrompida e eliminada com a musculação, o mesmo princípio deve funcionar com o rosto, isto é, se a gente fizer ginástica facial, os músculos da face deverão retornar ao que eram antes. E, para auxiliar esse processo, uns cremes firmantes serão úteis tanto para o corpo quanto para a face.
  Se a gente pensar no princípio de que a musculação acaba com a flacidez, a procura por uma boa ginástica facial é o primeiro passo. Então, eu encontrei um depoimento da Lúcia Mandel, dermatologista, que disse o seguinte, abre aspas:
"Não. Na verdade, fazer careta na frente do espelho mais atrapalha que resolve o problema.
Para o envelhecimento do rosto, conta a soma de alguns fatores, como a piora da qualidade do colágeno e da elastina, fibras que sustentam e dão elasticidade à pele. Esta piora deixa a pele fina, flácida e menos elástica. Além disso, com o tempo, os ligamentos que sustentam nossa musculatura se afrouxam, acentuando a flacidez, e a camada de gordura que fica sob a pele do rosto diminui. Infelizmente, nada disso melhora com musculação. Pelo contrário: movimentos repetidos na pele pouco elástica causam rugas.
Esse é o caso das rugas de expressão que ficam entre as sobrancelhas ou na testa, que se agravam se a pessoa fizer movimentos repetidos. O mesmo acontece com os pés de galinha e as rugas que ficam ao redor dos lábios. Não por acaso um tratamento altamente eficiente para eliminar rugas é a toxina botulínica, que justamente relaxa os músculos da face para apagar rugas de expressão.
Por isso, nada de ficar fazendo caretas na frente do espelho. Poupe seu tempo e sua energia para tratamentos comprovadamente eficientes."
  Bem, será que vamos acreditar na dermatologista? Durante um tempo eu vou ficar pesquisando o que é que há de bom, bonito e barato para auxiliar no combate contra a flacidez do rosto, e vou contar tudo o que descobri neste blog. Por enquanto, vamos ficar com esta máscara caseira e inofensiva que eu achei e que promete combater a flacidez :

Ingredientes necessários
1 kiwi
½ copo de suco de maracujá sem açúcar
1 manga picada
1 copo de iogurte natural
Modo de fazer
Primeiramente descasque e amasse o kiwi com um garfo. Em seguida aplique a polpa na pele, esfoliando suavemente. Retire com bastante água fria.
Depois umedeça uma compressa de gaze no suco de maracujá e aplique no rosto por cerca de 20 minutos. Por fim, bata a manga e o iogurte no liquidificador e passe na pele. Deixe por dez minutos e lave em seguida.

6 comentários:

  1. o que mais destrói o colágeno da pele do rosto é
    o cigarro. quem fumou por alguns anos, certamente terá rugas. quem nunca fumou, terá menos, mas terá. o jeito é tomar muito chá de pouco caso, mas prometo que farei todas as mácaras que vc indicar, pq a alternativa não é para pobres: ir ao shopping higienópolis e comprar todos os produtos "premier" feitos com material do mar morto. aquele mar generoso, que morre para livrar a cara dos ricos kkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Bicelli, meu blog está honrado de contar com um comentário seu. Só o fato de ter entrado nele já enche meus olhos de orgulho. Ai, que consagração, um puzta poeta entrou aqui. Caramba!

    ResponderExcluir
  3. Marcia, parabéns pelo blog! Farei 50 no próximo ano e toda informação para minimizar as marcas do tempo serão bem vindas. O negócio é o seguinte, quando eu era pequena, eu tinha uma tia quarentona muito vaidosa que dizia:" quer ter a pele do rosto igual a bumbum de bebê? Então, passe Hipoglós! Ela ensinava uma mistura que a família toda usava e eu resgatei há 2 meses e estou amando os seus efeitos! É assim: 2 colh. sopa de Hipoglós, 2 do creme Nívea e uma ampola de Arovit. Misture tudo e guarde em um potinho. Recentemente, vi em uma revista essa mesma dica dada pela apresentadora Glória Maria. Ela disse que preparava esse creme por recomendação do Ivo Pitangui!!! Ele só acrescentou + 2 colh de Bepantol! Passo todas as noites e já no dia seguinte vc nota a diferença! Se cicatriza assaduras, o que não fará pelo nosso rostinho!!! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Marisa,eu vou postar um texto só sobre hipoglós e vou publicar sua receita, que aliás, vou fazer agora mesmo. Vou à farmácia comprar os ingredientes e já volto rsss. Beijão e obrigada!

    ResponderExcluir
  5. oi gente, eu estou usando a misturinha de creme nivea com hipoglos e bepantol derma, só não coloco o arovit, porque eu nem sabia que também era usado na mistura, mas a que estou usando, está produzindo ótimos efeitos, tenho 40 anos e não tenho rugas, deve ser genético, minha mãe tambem quase não tem, mas percebi de uns tempos pra cá umas manchinhas e a pele meio sem viço, por isso comecei a usar, é ótimo.

    ResponderExcluir
  6. tá, esqueci de dizer não tenho rugas preocupantes, mas tenho um pouco de flacidez que me deixa incomodada vou experimentar sua receita Márcia, pois já ouvi alguns comentários a respeito dos beneficios do maracujá, bjsss.

    ResponderExcluir