quinta-feira, 11 de agosto de 2011

comecemos de baixo pra cima: os pés, e os cuidados que merecem

                 Esse é  o meu pé, numa sessão com a podóloga do meu bairro.Custa caro, mas vale!

  "O pé, meu querido pé, que me aguenta o dia inteiro..." Havia um ratinho na televisão que cantava essa musiquinha, enquanto tomava banho. Era um programa educativo pra crianças, mas a gente também aprendia.Na verdade, a gente só aprende mesmo depois que passa pelo problema decorrente do mau trato com o pé.  Há complicações que podem surgir nos pés dos adultos, como a desidratação, as rachaduras, ou o cansaço, e, se não dermos a eles a devida atenção, podem gerar coisas piores, como micose, fadiga crônica, rachaduras brancas horripilantes, etc...Assim, a primeira coisa que se deve fazer é ir ao podólogo uma vez a cada quatro meses, porque ele vai retirar toda aquela cascadura, as cutículas mais difíceis, os calos, as unhas encravadas, tudo mais profundamente, de modo que a gente pode depois fazer a pedicure em casa ou no salão, que é uma coisa básica e superficial. Uma sessão no podólogo sai em torno de 60 reais.

   Os problemas mais frequentes com os pés são:
Creia, cada um desses problemas depõe muito contra a gente.
  1. asperezas : isso dá no verão, porque a gente deixa o pé mais livre. Ele atrita com o chão, o couro do chinelo, da sandália, e isso faz com que ele fique cheio de perebas horripilantezinhas. O legal aí é fazer uma esfoliação, semanalmente. Um esfoliante bom sai em média uns 30 reais.
  2. pés cansados: esse é o meu problema, porque eu malho muito. Mas quem faz teatro, ou trabalha o dia inteiro, também é sério candidato a ter pés e pernas cansados. O melhor a fazer aí neste caso é passar um gel a base de mentol ou cânfora, que sai em torno de 20 a 30 reais.
  3. rachaduras: as rachaduras são o maior combustível pra queimar filme do planeta Terra. Você pode ter vencido o prazo da tintura do cabelo, pode ter vencido o prazo de refazer a manicure, pode até estar com as unhas do pé grandes, mas pé rachado, com aquelas rachaduras brancas, isso é impossível de aguentar: o filme queima inteiro. O melhor neste caso é ir ao podólogo imediatamente, e manter a visita todos os meses, até o pé estar bem hidratado, e passar um hidratante poderoso, especial para pele rachada, que sai em torno de 40 reais, o pote. E sempre estar de olho pra evitar a reincidência.
  4. ressecamento: o problema do ressecamento é que ele vai gerar a rachadura. Então, um bom hidratante para os pés é o recomendado, e sai em torno de 40 reais. 
   Os cuidados com os pés devem ser diários, e as visitas ao pedicure, quinzenais. Os podólogos, que fazem um tratamento mais profundo nos pés, esses podem ser espaçados. Mas não dá pra olhar pro pé com desdém. Se ele não estiver legal, o corpo inteiro se ressente disso. Como assim, estar toda linda, com um corpinho malhado e hidratado, sem uma pedicure e outra hidratação nos pés? Qual a mensagem que se quer passar, além daquela que significa desmanzelo? Para teminar, falemos de cores.
   Há vários esmaltes coloridos, de várias cores, no mercado. Quando for a uma pedicure, escolha uma cor forte e escura nos pés, e clara nas mãos. Não precisa ser a mesma cor para pés e mãos. Hoje em dia, está na moda misturar. Por exemplo, vermelho nas mãos e cenoura nos pés, renda nas mãos e vinho nos pés, roxo nos pés e cinza nas mãos, dourado nas mãos e preto nos pés...

Nenhum comentário:

Postar um comentário