sábado, 20 de agosto de 2011

Pilates é o nome de um gringo alemão batuta

 Pilates. Ontem eu comecei a fazer, porque tem aula de pilates na Runner. Fui lá. Era bem de manhãzinha. O professor entrou na sala. Todas sem tênis, cada qual com sua bola, em cima de um colchonete. Sala escurecida. Um som bem leve. A voz doce a calma do Benê, o professor. E eu tive uma das sessões corporais mais difíceis da minha história de educação física.
  O pilates alonga o corpo e usa o nosso peso para servir de carga aos exercícios propostos. Foi criado por um gringo alemão chamado Pilates, na década de 20, no século passado. Naquela época, as terapias corporais alternativas estavam muito em voga. Além do pilates, também foi criada, por exemplo, a atividade física da eutonia, da qual eu vou falar dentro em breve, porque a pratiquei e aprovei. Outra atividade sem igual para o corpo, criada no mesmo período, foi a bioenergética; sobre ela já escrevi um post neste blog.
  O pilates trabalha sobre seis princípios básicos: respiração, concentração, controle, alinhamento, centralização e integração de movimentos. Bem executada e orientada, não traz impactos nocivos para as articulações, ligamentos e musculatura.Mas aviso que a gente tem de fazer uma força descomunal pra permanecer nos exercícios. É muito solicitada a barriga, que o meu professor de pilates chama de Power House. A gente tem de prender bastante a barriga pra poder dar acabamento ao exercício proposto, e no dia seguinte, a barriguinha dói. Mas o resultado é barriga chapada e músculos definidos.
 A atividade do pilates é considerada complementar para a corrida, e o sucesso desta dobradinha é comprovado. Pelo fato de trabalhar a região do core, ou Power House, um conjunto de músculos abdominais e dorsais que controlam o centro de gravidade do corpo, tão importante na corrida, o Pilates estabiliza a coluna lombar e, consequentemente, influencia o posicionamento e movimentação dos membros inferiores e superiores.
O fortalecimento pélvico implica em um movimento mais efetivo de pernas e braços durante as passadas, aprimorando o desempenho”, afirma Letícia Toledo, coordenadora técnica da Pilates StudioFit. (retirado do blog : saúde e vida)
O fortalecimento da musculatura, juntamente com o controle respiratório profundo realizado no Pilates, também permite uma melhora na postura, o que evita desequilíbrios musculares. “A boa respiração fabrica menos ácido láctico e proporciona um duplo benefício para o corredor: a diminuição da dor muscular e o aumento do rendimento”, enfatiza a coordenadora. 
  Existem umas máquinas de pilates, eu não faço pilates com elas, mas sim com bolas. Existem essas máquinas na minha academia, mas aí então eu tenho de pagar pela aula. Lá na minha  academia, pilates com bola, apenas,  está incluído no plano de pagamento. Mas existem salas de pilates com todo o equipamento. Vá fazer uma aula, mas não vá com aquela ilusão de que, por ser uma terapia alternativa, não vai doer, nem fazer suar. Vai ser uma sessão dura e tensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário