sexta-feira, 5 de agosto de 2011

receita de corrida pra quem nunca correu e quer começar

  Afastar para longe o estresse e queimar gorduras são dois bons motivos pra começar a correr, mas não é só isso. Se você gosta de sentir ondas de bem estar e prazer ( não o sexual, mas  o prazer de estar ali, o prazer de viver, ou prazer orgânico, do hormônio do bem estar  produzido pelo próprio corpo), sim, nada melhor do que a corrida.
  Hoje eu estou um trapo, porque tive que ir a lugares fúnebres com  meus familiares, tentando resolver problemas, e estou meio arrasadinha, sentindo-me horrivel, triste, mas, amanhã é dia de corrida, e tudo isso vai embora logo nos primeiros vinte minutos em que eu estiver em atividade prazerosa na esteira, ou na rua. Corrida é um santo remédio pra resolver problemas. Correr ajuda, porque descontraí, e dá auto confiança.
  E eu vou, no melhor estilo deste blog, colocar logo uma receita de treino aqui, e, se você quiser seguir, vá fundo. Apenas tome algumas precauções.
  A primeira precaução a tomar é quanto ao tênis e ao calção indicado pra correr. Em primeiro lugar, não pode sair correndo com qualquer tênis. Tem de ser um tênis que amorteça seus calcanhares, para os joelhos serem protegidos. Uma lesão nesses lugares (calcanhar, joelho), vai doer bastante. Há duas marcas de tênis confiáveis no planeta Terra: Mizuno e Asics. Só estas duas. Não compre Nike: é bola fora, não vai proteger seus joelhos e ainda por cima o tênis vai desmanchar na sua frente.
  Para conseguir um bom par, mesmo sabendo quais as melhores marcas, a gente deve, ainda, ir a uma loja de tênis que tenha uma esteira pra saber que tipo de pisada a gente tem. Eu sou pronada, ou seja, tenho o pé com uma pisada pra dentro. Tem gente que é supinada, isto é, tem a pisada pra fora, e há pessoas com pisada normal. Não dá pra comprar um tênis de corrida sem essa informação, senão o tênis será inapropriado e vaí machucar o joelho do mesmo jeito.
  Um tênis custa caro. Em média, de 270 a 500 reais. Mas as melhores lojas o vendem em até 24 meses.
  Quanto ao calção: ele não pode deixar suas coxas rasparem uma na outra, senão a coxa vai arder como ardem as bundinhas dos nenezinhos que usam fraldas. Assa. Enquanto se está correndo. A dor de uma coxa roçando na outra é torturante.
  Outra coisa: leve uma garrafinha de água. Não leve Gatorade. Gatorade é só pra atleta tipo Cesar Cielo. Nós vamos ganhar uma pedra no rim, se tomarmos Gatorade, sem treinar de 6 a 8 horas por dia, sacou? É muita reposição de sal, tomando Gatorade. Há sim, um modo de tomar gatorade e emagrecer, mas isso é assunto pra um próximo post, num dia desses. Não caia na conversa dos hidrotônicos.
  Ainda: se for correr na rua, leve um boné, ponha protetor solar, e eu acho que um mp3 é uma boa. Descansa, distrai. Anima. E vamos partir pra tabela de treino de iniciante.
  1. Semana 1. Corra 2 minutos, ande 2minutos, até darem 32 minutos.
  2. Semana 2. Corra 4 min, ande 2 min, até 32min.
  3. Semana 3. Corra 6 min, ande 2 min, até 32min.
  4. Semana 4. Corra 8min, ande 2 min, até 32min.
  Você pode ficar estacionado na semana que quiser, fazendo por muito tempo o mesmo treino, até sentir que pode seguir pra próxima etapa. Deve escutar bem a voz do seu corpo falando. Se der pra fazer o treino proposto, faça. Senão, fique parado na semana mais confortável. A palavra-chave pra correr gostoso é teino confortável.
  1. Semana 5. Corra 6 min, caminhe 2min, corra 10min, caminhe 2min, corra 10 min, caminhe 2min.
  2. Semana 6: Corra 10 min, caminhe 2min, faça isso 3x
  3. Semana 7: Corra 13min, caminhe 1min, corra 14min, caminhe 1min
  4. Semana 8. Corra 15min, caminhe 1min, corra 16min, caminhe 1min
  5. Semana 9. Corra 17min, caminhe 1min, corra 18min, caminhe 1min.
  6. Semana 10: programa diário
  • Dia 1. Corra 9min, caminhe 1min, corra 21min
  • Dia 2. Corra 7min, caminhe 1min, corra 23min
  • Dia 3. Corra 5min, caminhe 1min, corra 25min
  • Dia 4. Corra 3min, caminhe 1min, corra 27min
  • Dia 5. Corra 30 min, três ou quatro vezes por semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário