domingo, 21 de agosto de 2011

terapias corporais alternativas: caminhar e filosofar são atividades emagrecedoras

 Bem, estou fazendo a dieta que está no post anterior, e já emagreci a ponto de estar na casa dos 64 kg, que eram o peso que eu tinha, quando soube que estava com câncer e  tinha de fazer histerectomia. Não precisei de quimioterapia, nem de rádio, graças a Deus, e faço o tratamento regularmente no Hospital A.C. Camargo, em São Paulo. Por causa dos hormônios e da minha ansiedade, tinha engordado muito. Mas agora voltei ao peso normal. Quer dizer, estou voltando, e para melhor!
  Desde que meus oncologistas me deram autorização para malhar, recebi a seguinte recomendação do meu irmão Zé Artur, médico especialista em cardiologia infantil: faça uma hora e meia de aeróbicos por dia. Esses exercícios de aeróbica são muito bons. Vão me dar condicionamento, muita, mas muita endorfina e serotonina, de modo a me fazerem sentir-me bem disposta, e, principalmente (essa palavra, 'principalmente' eu só digo por causa da carga de serotonina que eu consegui; só digo"principalmente" porque estou drogada naturalmente com a minha endorfina ) tenho a registrar que  aeróbico emagrece pra caramba. E já emagreci 12 quilos, aproximadamente, desde que voltei a malhar.
  Ajudou bastante ter aberto um blog. A sua visita é registrada numa página a parte, e eu sei do múmero enorme de pessoas que entram aqui para lerem sobre o meu projeto de estar linda, divina e maravilhosa pro meu aniversário de 50 anos. Mas o aeróbico respondeu por eu ter emagrecido de verdade e ganhado desenhos rústicos no corpo. Estou com cintura marcada, ombros desenhados e - graças a Deus - magra.
  Mas o que é aeróbica? Aeróbica é qualquer atividade praticada com algum ritmo e por algum período de tempo.
  Andar 5 minutos e correr 30 seg apenas, por duas vezes, é um aeróbico, por exemplo. Caminhar numas ruas por meia hora é outro exemplo. Ambas atividades possuem ritmo e período. À medida que vamos aumentando a frequência das atividades, o ritmo vai sendo ajustado e o período também, e então  temos aí um trabalho que vai melhorar o sistema cardio-vascular do indivíduo, e com isso irrigar o cérebro de sangue. Não é por outra razão que alguns dos grandes filósofos gregos, como Aristóteles, filosofavam enquanto caminhavam. Eram os peripatéticos. Bem, considerando que Aristóteles escreveu "A Ética a Nicômano', e a "Poética', um livrinho de regras e razões de estética, eu acho que o sangue estimulado pela caminhada é um fruto de excelente aeróbico. Aeróbico é um bom exercício, que quer provar que não somos só uma cabecinha de vento e um corpo bonito. É necessário pensar enquanto se faz uma atividade dessas.E que resultados importantes!

2 comentários:

  1. Cliquei no seu link no face e caí aqui. Gostei do teu blog, da sua disposição! É isso aí, Márcia. Adorei essa relação aeróbica-filosófica... Eu também procuro incluir atividades assim no meu dia a dia, tudo com muito prazer que a endorfina proporciona. Beijos

    ResponderExcluir
  2. seja bem-vinda, Virginia! Apareça sempre que quiser!

    ResponderExcluir