quinta-feira, 16 de junho de 2011

corrida para iniciantes

  Há alguns anos, eu corria um pouco mais de uma hora, sem parar, nas ruas. Foi uma conquista de meses fazendo treinos curtos. Eu comecei  assim:
  • andar 4 minutos e 30 seg
  • correr 30 seg
  • alternar esses dois estímulos até completar 3o minutos.
   Foi assim que eu comecei.
   É que eu tinha me inscrito numa assessoria de corrida, bicicleta e natação, a BKSports, do Kim e do Serginho, que  fica na Usp, mas os professores Kim e Serginho também podem ser encontrados no site deles, bks.com.br. Como eu já corri com eles, eu tenho certa experiência com o meu corpo. Assim, depois de ter parado por mais de dois anos com a corrida, voltei agora, mas, em vez de pagar pelas aulas, mudei de tática e  voltei a correr  com a ajuda de um livro básico. Chama-se "Corrida para iniciantes", da Edifolha. Alí a gente pode começar assim:
  • 2 minutos de caminhada
  • 2 minutos de trote leve
  • alternar até completar 30 minutos. Este treino dura uma semana. Semana que vem eu troco o treino, segundo o livro que eu estou seguindo.

  Por que correr, se caminhando a gente emagrece bem mais? Por causa da endorfina. Depois de um  treino desses, pode ser até o de 30 seg por vez, a gente está cheia de alegria e bem estar. Qualquer probleminha que se tenha (pode ser até um problemão cabeludo), fica mínimo, ou pelo menos do tamanho real, sem  neuroses, depois de uma corrida. E, além disso, correr enxuga a coxa das celulites e gordurinhas que a gente tem e que não saem, só com bisturi, como aquelas debaixo dos braços, ou a que fica embaixo das costelas... A corrida seca. Seca tudo. Mas tem de correr meses pra secar. Eu parei porque briguei com alguns alunos da BKS. Tem cabimento? Mas agora voltei com tudo, e com esse livro pra me ajudar.

2 comentários:

  1. Muito boa tua sugestão mas com o problema de artose no meu dedão estou indo não mas pedalando no mesmo lugar, 30 minutos todos os dias. Semana que vem vou passar para 40 minutos. Beijo

    ResponderExcluir
  2. vc está usando mais o calcanhar pra pedalar do que os dedos dos pés, não é? Meu professor ensinou isso, outro dia, evita lesões...
    E 30 min de aeróbicos todos os dias não está nada mau para início, mas daqui a um ano procure fazer uma hora e meia por dia/ segundo o meu médico, é o ideal pra se manter em forma e com condicionamento físico...beijo, Jussara!

    ResponderExcluir