domingo, 31 de julho de 2011

malhar age no combate da deprê?malhar é bom pra quem está down?

  Malhar pode ajudar e muito no tratamento contra a depressão. Primeiro de tudo, porque, na academia, em qualquer uma, a gente sempre conta com a presença dos outros, e acaba se distraindo com a movimentação deles. E sempre há televisões ligadas,e música ambiente, e professores. Assim, dá pra se distrair bastante, e, se olhar essas cenas cansar, dá pra viajar no som ou na tevê.
  Outra razão vem da farmacêutica: muitos dos remédios antidepressivos têm seus efeitos potencializados com a prática de exercícios físicos.
  A depressão afeta de 20 a 30% da população adulta. Essa doença provoca prejuízos a curto, médio e longo prazo: a pessoa perde a alegria de viver, o emprego, os amigos, o namorado, os parentes se afastam, e cria-se uma oportunidade para que se abra a porta a outras doenças mentais, como a psicose e a paranóia, entre outros problemas.
  Sendo assim, o melhor é prevenir-se desse mal. A ciência ainda não sabe como é que os exercícios funcionam para acabar com a depressão, mas já se sabe que aumentam a liberação de substâncias importantes pro bem-estar, como a serotonina e a endorfina. Essas duas substâncias combatem e anulam os efeitos do cortizol, responsável pela subida de sangue no cérebro, e pelas reações imediatas do corpo humano, que são importantes, mas que também são responsáveis pela irritação e mal estar. Com serotonina e endorfina, o ser humano não se deprime. Não tão facilmente. É preciso que haja um velório pra essas tristezas entrarem no ser.
  Os exercícios físicos intensos servem pra estimular a produção de serotonina e endorfina. O que acontece é que também os exercícios físicos servem pra deixar o corpo bonito, e, quando a sensação de estar bonita acontece, os rins produzem outra substância, chamada ocitocina, que faz a pessoa se sentir melhor ainda. Hoje se combate a depressão com prática de exercícios. E isso é muito  bom.
  O meu irmão médico tem uma receita de um shake que estimula a produção de serotonina, porque essa substância é produzida no intestino. Mas, ao tomar o shake, deve-se pensar em pelo menos caminhar um pouco, porque ele é calórico. Se tomado diariamente com a prática de exercícios, ele vai queimar gordura. Sem os exercícios, terá um resultado igualmente forte contra a depressão, porém, no custo e benefício ele vai engordar, e engordando não vai co-atuar na produção da ocitocina, que é uma substância de auto-estima. Vou postar aqui a receita do shake:
  •    250 ml de leite desnatado
  •    3 col de sopa de aveia
  •    3 col de sopa de gérmen de trigo
  •    1 ou duas frutas
  •     bater tudo no liquidificador e tomar antes de fazer atividades físicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário